Entenda as diferenças entre filtro e purificador de água

 

Você já se pegou pensando nas diferenças entre filtro e purificador de água? Ambos são usados para remover impurezas da água que bebemos e que utilizamos para preparar alimentos. No entanto, as diferenças residem, principalmente, no fato de um deles oferecer uma água com mais qualidade. Veja mais detalhes neste conteúdo. 

A água que chega às nossas torneiras é considerada potável, ou seja, própria para o consumo humano, pois possui sais minerais e outras substâncias que são benéficas ao organismo. 

Afinal de contas, o sistema de tratamento de água urbano já realiza todas as contenções necessárias para evitar a oferta de uma água contaminada à população. Basta conferir o boleto da sua conta de água para comprovar que os testes sanitários são feitos. 

Contudo, o tratamento não é 100% eficaz contra as bactérias. Além disso, a água de torneira contém muitas substâncias químicas que, como o cloro, podem prejudicar a saúde com o passar dos anos. 

Por isso, muitas pessoas e empresas optam pelos filtros e purificadores. No entanto, é importante esclarecer que ambos não têm as mesmas características. 

 

O que é filtro de água? 

 

Quando você ouve falar em filtro de água, logo se lembra daqueles velhos filtros de barro da casa das nossas avós. A água sai naturalmente fria e filtrada. 

O sistema de filtragem funciona com uma vela, que deve ser trocada periodicamente, sempre que ficar amarelada. Aliás, a tonalidade é devido à sujeira. Imagine todas essas substâncias sendo consumidas por você e sua família? 

O filtro de água não é ligado à tomada e, por ter uma tecnologia mais simples, acaba sendo mais barato. Ele é encontrado facilmente em supermercados e, por isso, é tão popular. 

O incômodo, no entanto, é realizar o abastecimento diário e manual, bem como a troca da vela de tempos em tempos. 

 

O que é purificador de água? 

 

O purificador de água é um equipamento ligado à energia elétrica que é capaz de eliminar as impurezas, reduzir as substâncias químicas usadas no tratamento público e ainda fornecer água gelada para o consumidor. 

O seu preço é um pouco superior ao filtro, pois utiliza uma tecnologia mais moderna de filtragem. Além disso, garante o consumo de uma água de alta qualidade para você e sua família. 

Disponível em vários modelos no mercado, ele é muito usado em casas, escritórios, empresas, indústrias e escolas. Ele requer baixa manutenção e deve ser instalado junto com uma fonte direta de água. 

Mas, afinal, onde está a diferença? Resumidamente, as diferenças entre filtro e purificador estão na entrega de uma água de qualidade, sem cheiro ou sabor por parte do purificador. 

 

O que é bebedouro de água? 

 

Muitas pessoas acreditam que ao consumir água de bebedouro estão consumindo uma água purificada. Mas, na verdade, depende do tipo de bebedouro. 

Isso porque há aqueles que apenas refrigeram a água, ao passo que outros também possuem sistema moderno de filtragem. 

Por isso, antes de adquirir fique atento às funções do equipamento. 

 

E a diferença entre água pura e potável? 

 

Agora que você conheceu melhor as diferenças entre filtro e purificador, veja como é o entendimento entre água pura e potável. 

Água pura

A água pura é simplesmente composta por Oxigênio (O) e Hidrogênio (H). É a famosa dupla H2O que aprendemos nas aulas de Química. Essa mistura, contudo, é obtida apenas em laboratório e não pode ser consumida por nós, seres humanos. Isso porque trata-se de uma água sem os sais minerais necessários à saúde. 

Água potável 

A água potável é o líquido que passou pelo tratamento químico e manteve os sais minerais presentes na sua composição. 

Justamente por isso, é a água ideal para o consumo humano. A exceção, no entanto, é o cloro que pode causar malefícios com o passar dos anos. 

Portanto, quando você consome um copo de água bem refrescante no verão, você está consumindo uma água potável, seja ela vinda de um filtro, de um purificador ou de um bebedouro. 

 

E a diferença entre água alcalina e ozonizada? 

 

Agora, vamos um pouco mais a fundo nas explicações. Você certamente já ouviu falar dos benefícios da água alcalina e da água ozonizada para a saúde de humanos e animais, não é verdade? É interessante saber a diferença entre elas. 

Água alcalina

É a água com pH acima de 8,5. Portanto, ela é rica em sais minerais importantes para o organismo. Além disso, a água alcalina tem ação antioxidante, que combate o envelhecimento precoce, melhora a digestão, ajuda a eliminar toxinas e a prevenir doenças. 

Água ozonizada 

A água ozonizada é a que contém gás ozônio (O3) em sua composição. Os seus benefícios vão muito além da simples água filtrada. Ela elimina impurezas, vírus e bactérias. 

Mas também é muito usada na higienização dos alimentos. Enfim, é capaz de reduzir os níveis de agrotóxicos de verduras, legumes e frutas.

Agora, um detalhe muito importante: a água alcalina e a ozonizada só são obtidas a partir da instalação de um purificador em sua casa ou escritório. Isso porque a tecnologia rudimentar do antigo filtro de barro não tem essa capacidade. 

 

E por que consumir água é tão importante? 

 

Será que eu não posso me abastecer apenas com chás, sucos naturais e a própria água presente nos alimentos? Na verdade, não. Afinal, somente esse consumo não é suficiente para promover o bom funcionamento dos órgãos. 

Mais de dois terços do nosso corpo é constituído de água. Enfim, o nosso cérebro é composto por 75% de água, o sangue por 81% e os pulmões por quase 90%.Já imaginou por que é tão vital consumir os dois litros de água diários tão recomendados pelos médicos? 

Portanto, quando reduzimos somente 2% da quantidade mínima necessária para o funcionamento do nosso organismo, já desenvolvemos quadros de desidratação, que podem levar à falta de memória, dificuldades de concentração, cansaço e outros problemas. 

Mas, sobretudo, é necessário consumir uma água saudável, que promova seu bem-estar e não lhe traga malefícios. 

 

Conclusão 

 

E, então, você viu neste artigo as diferenças entre filtro e purificador, bem como a necessidade de consumir uma água saudável

Pensando nisso, a Top Life Prime é representante exclusiva da marca Top Life, que está há 30 anos no mercado produzindo purificadores de água aprovados pelo Inmetro e com as tecnologias mais modernas para garantir uma água de qualidade para você. 

Os purificadores estão presentes também nos principais marketplaces do país. Conheça mais detalhadamente a linha de purificadores da Top Life Prime e falando conosco através do nosso site.