Quais os benefícios da água no emagrecimento? 

Se você está fazendo dieta ou passando por um processo de reeducação alimentar, sabe que existem muitos benefícios da água no emagrecimento. Afinal de contas, um corpo bem hidratado auxilia no funcionamento dos órgãos, bem como na maciez e no brilho da pele e dos cabelos. Saiba mais dicas neste conteúdo. 

Mas, afinal, por que a água é uma grande aliada no emagrecimento? Primeiramente, porque ela aumenta a sensação de saciedade, ou seja, você tem a impressão de que o estômago está cheio e não fica “beliscando” snacks e outras comidinhas a todo momento. 

Outro fator é que, muitas vezes, confundimos a sensação de sede com a de fome. Por isso, acreditamos que estamos com fome e comemos fora do horário e sem necessidade. Portanto, beba água e não acumule calorias. 

Além disso, entre os benefícios da água no emagrecimento está a melhoria do funcionamento do intestino e da bexiga. Você vai ao banheiro mais vezes quando consome a quantidade certa de água e, dessa forma, seu organismo agradece!

Água aumenta a queima de calorias 

Você sabia que se beber 500 ml de água fria ou em temperatura ambiente é possível aumentar o metabolismo em até 3% durante 90 minutos? Ao final do dia, isso acaba queimando mais calorias do que se você não tomasse a mesma quantidade de água. 

Outro detalhe é que consumindo água você não sente tanta vontade de ingerir bebidas calóricas, como refrigerantes, achocolatados, sucos industrializados e até bebidas alcoólicas. 

E para você que gosta de tomar uma cervejinha à noite ou aos finais de semana, lembre-se que uma garrafa long neck equivale a um pão francês. Portanto, se você toma seis cervejas long neck por balada, saiba que você consumiu o equivalente a seis pães em curto espaço de tempo. 

Água melhora o rendimento nos treinos 

Não é à toa que as pessoas vão às academias com uma garrafinha de água a tiracolo. Afinal de contas, a água consumida durante os exercícios ajuda a melhorar o rendimento dos treinos. 

Isso porque ela facilita a recuperação muscular e ainda reduz o risco de lesões musculares. As pessoas que praticam corrida e ciclismo também devem contar com este poderoso aliado. Afinal, elas transpiram mais durante a prática da atividade física e, devido a isso, precisam repor as perdas de sais minerais com mais facilidade. 

Basta bater um papo com o seu instrutor de treinos para comprovar que a água é realmente indispensável para quem deseja ficar com o corpo definido ou emagrecer com os exercícios. 

Lembre-se também que a água dissolve eletrólitos, que são minerais que incluem sódio, potássio e magnésio. Dessa maneira, ela distribui esses elementos pelo corpo e contribui para as contrações musculares. 

Quando as células musculares estão desidratadas, elas quebram as proteínas mais rapidamente e constroem os músculos mais lentamente, fazendo com que seus exercícios sejam muito menos eficazes. 

Além disso, o corpo perde líquidos mais rapidamente durante o exercício, pois gera calor, que é desviado para a superfície da pele, onde a transpiração e a evaporação ajudam na regulação da temperatura.

Verdades e mitos sobre os benefícios da água no emagrecimento 

Agora, acompanhe algumas verdades e mitos sobre os benefícios da água no emagrecimento para seguir novos costumes na hora de consumir este líquido tão precioso. 

Água com gás dá celulite: a água com gás é uma excelente opção para tomar antes de consumir uma xícara de café sem açúcar, pois ela estimula as papilas gustativas a sentir melhor o sabor da bebida. Além disso, é ideal para substituir o refrigerante e para ser usada nas receitas de chás gelados, como o de hibisco, que tem poderes de redutor de peso na dieta. Agora, a história de que água com gás dá celulite é MITO, pois ela é igual à água normal, apenas pode causar desconforto a quem tem refluxo ou desconforto estomacal. 

Posso tomar 2 litros de água: na verdade, o consumo ideal de água varia conforme o seu peso. Sendo assim, uma pessoa que pesa 80 kg precisa tomar mais água do que uma com peso de 50 kg, não é verdade? Nesse sentido, faça a conta de 35 ml de água por peso. Assim, se você pesa 70 kg, tome 2,450 ml diariamente. Portanto, a ideia de apenas 2 litros são suficientes é MITO

Água ajuda a desinchar: a água facilita a produção de urina e o movimento das fezes. Assim, quanto mais água você consome, mais o seu organismo conseguirá mover urina e fezes para fora do corpo. Assim, você terá menos chance de constipação e inchaço. Outro benefício é a melhoria da função renal e da liberação de bactérias no trato urinário, evitando assim a formação de pedras no rim. Portanto, é VERDADE que a água ajuda a desinchar. 

O que fazer para tomar mais água durante o dia? 

Muita gente não toma água por: 

  • esquecimento;
  • não gostar de ficar indo ao banheiro; 
  • não sentir sede; 
  • não sentir vontade de beber água. 

Você é uma dessas pessoas? 

Então, mude seus hábitos, pois nunca é tarde para se transformar e ter mais saúde. Nesse sentido, acompanhe algumas dicas para consumir mais desse líquido tão precioso. 

Tenha uma garrafinha de água sempre à mão, pois automaticamente você irá se lembrar de beber mais água durante o dia; 

Instale aplicativos de consumo de água no seu smartphone, pois há várias opções que emitem alertas para informar sobre o horário certo para se hidratar; 

Evite o consumo de refrigerantes, sendo assim ao almoçar fora, peça água em vez de latinha de refrigerante, pois isso fará bem para o seu bolso e para a sua saúde; 

Crie água saborizada, com pedacinhos de abacaxi, morango, kiwi ou outras frutas da sua preferência; 

Faça mais chás para tomar ao longo do dia. Afinal, o chá também é um substituto da água, principalmente se for consumido sem açúcar; 

Aumente a ingestão de alimentos com alta concentração de água, como melancia, tomate e outros. 

Conclusão 

Nesse sentido, como você viu neste artigo, os benefícios da água no emagrecimento vão além do que você imaginava. Por essa razão, hidrate-se e conquiste o peso ideal. 

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